ENCENA ESSA CENA


(Trindade foi menina, em "Debut".
Depois, antes da evidência e da experiência de Consciência Suprema em si, enfrentou o desafio da personalização da confusão em "antes Dele em mim".



"Enigma Reflexivo" mostra Trindade conhecendo mais a si mesma, em um labirinto espelhado.

Em "A morte de Joan", reencontrou após muitos anos, um amor perdido, e se sentiu viva novamente.



Com a progressão do tempo e pela misericórdia do Universo, Trindade conhece Oliveira, conhece o que é pertencer a alguém e ter alguém para si. "Nós e os nós" é um fim de semana típico dos dois.

E Átila....

Átila quer ver Prússia antes de partir. Acha que lá encontrará a mesma juventude que ficou para trás, junto de Régina. Agora que Régina tem sua família, pouco faz sentido. É um diálogo sobre amor, perda e reencontro.



TEATRO EM CENAS SIMPLES, CURTINHAS E ACESSÍVEIS. APROVEITEM!







sábado, 28 de maio de 2011

ENIGMA REFLEXIVO


"Havia alguém lá, me esperando no escuro;
Seus olhos brilhavam, seus perfumes exalavam
A genialidade e a curiosidade
Que eu mesma sentia naquele momento.
O rosto assustado me fez reconhecer
suas reais origens.
Eu percebi que a minha frente
Havia nada mais que um espelho,
E rodeada por seus próprios gritos histéricos,
A menina presa do outro lado
era só alguém com quem eu convivia há tantos anos
e não podia ainda desvendar os seus mistérios."

Enigma Reflexivo, por T.M.
Personagens:
Trindade 
Espelhos: Pessoas em preto segurando espelhos.
Espelho1: Reflete a alma. Característica primor.: Profundo.
Espelho2: Reflete a imagem. Característica primor.: Arrogante.
Espelho3: É a fusão de espelho um e dois. Reflete Confusão. Característica primor.: bipolar de tão dualista.
[Esta personagem consiste em duas pessoas interligadas, carregando o mesmo espelho. As falas do Espelho3 são divididas entre essas duas pessoas. Essa divisão é determinada como A e B, nas falas do Espelho3. ]
-------------------
[nota: os diálogos são dinâmicos, e neles Trindade conversa com o espelho a sua frente, não com a pessoa segurando o espelho.]
(On Stage: Trindade no centro do stage, observa as coisas ao seu redor e conversa com o ambiente)
TRINDADE (confusão aparente):
Estremecimentos matinais....
Minha vida se resumia em noites de luares vazios e manhãs de estremecimentos leves.
Ah! Os estremecimentos matinais... Aqueles que todos os dias me consumiam um pouco mais... e mais... e ainda mais uma vez, me mostravam a exatidão de cores claras e de medos crescentes. Um universo de estrelas mortas... Um poço de amores frustrados...
Confusão.

TRINDADE (levanta a cabeça)
Há dias de trevas, e noites de luz.....sem lua, sem lua.
(Segue Trindade, e depara-se com o Espelho1, que está posicionado na porção direita do stage, de frente para o público. Trindade tromba com o espelho1 e espanta-se com seu reflexo; ela observa a imagem por um instante...)

ESPELHO1 (provocativo):
Buh!!!!!!!!!!!!!!!

TRINDADE (assustada):
Quem és tu?

ESPELHO1:
Sou ti.

TRINDADE:
Mim?
(silêncio)

ESPELHO1:
Meu nome é Espelho... Reflito tuas entranhas...Já alguma vez viu a gravura de tua alma?

TRINDADE:
.....Não...Nunca...

ESPELHO1:
Então olhe dentro dos meus olhos.

TRINDADE:
(Desconfia. Teme. Aproxima-se. Fixa-se nos olhos refletidos no espelho por um instante. Vira-se, põe a face entre as mãos e chora)
Não!

ESPELHO1:
O que vês?

TRINDADE (gesticulando. Excitação aparente):
Anéis....Anéis embaralhando-se entre si.... E fogo... E cinza.... E nódoa....E...

ESPELHO1:
....Amores vãos.

TRINDADE:
....doentios..
..
ESPELHO1:
....doloridos...

TRINDADE:
....desejados....

ESPELHO1:
Tudo o que está dentro de ti...

TRINDADE:
...As entranhas...

ESPELHO1:
...refletem-se aqui. Prazer. Meu nome é Espelho.

TRINDADE:
Prazer. Eu sou...

ESPELHO1:
...Trindade...

(Espelho1 contorce-se e agacha-se.

Trindade prossegue a andar, até o centro do stage)
(silencio...)

TRINDADE:
...E volta e meia os estremecimentos matinais se desfaziam em deleites tardios. Belezas vazias, descritas nas linhas imperfeitas de um poema espelhado e reflexivo... Quando foi...? que o ontem acabou e o amanhã começou....? Eu nem vi o futuro virar passado! E agora confronto os presentes amargos do hoje....

ESPELHO2 (atrás de Trindade):
Alguém me chama?

TRINDADE:
Outro?

ESPELHO2:
Quem?

TRINDADE:
Outro... Espelho....

ESPELHO2:
Não, não... Eu lhe garanto que sou diferente...

TRINDADE:
....

ESPELHO2:
Eu reflito a aparência que você pensa conhecer...

TRINDADE:
Mas eu pensei que os Espelhos refletissem as "entranhas"....

ESPELHO2:
Como ousa duvidar de mim?! Audácia! Pois saiba que a imagem que te mostro é um dos mais significativos reflexos de tua alma....

TRINDADE:
Deixe-me ver...(Trindade olha nos olhos refletidos no Espelho2. Espanta-se.) Não, não pode ser....!

ESPELHO2:
Não pode ser o quê? Não gosta do que vê, é isso?

TRINDADE:
Não é bem esse o problema...É que quando olho nos teus olhos, sinto que algo está errado....Esta pessoa no outro lado não é quem eu havia imaginado, ao certo....
Vê...? Este sorriso amarelo não é o mesmo que foi inventado... E essas roupas, em farrapos, não são as mesmas que eu tinha costurado. Essas lembranças não são as mesmas que eu tinha memorizado. No entanto, reconheço o as mentiras que vejo refletidas em ti.... São parecidas com as que eu havia contado...

ESPELHO2:
Mas é claro....

TRINDADE:
Não parece tão claro para mim!

ESPELHO2:
Olhe de novo, então! Eu reflito o modo como ELES te vêem.

TRINDADE (Confusa):
(...) Por que tem que ser assim? Quem me dera eu houvesse nascido cega!

ESPELHO2:
Não TEM que ser assim, minha cara. Apenas É. Amargo demais para um humano, não acha?

TRINDADE (Perdida):
...e agora?

ESPELHO2:
Humanos....Cerram os olhos para coisas tão simples, pois preferem desaparecer atrás da maquiagem...

TRINITY (Perdida):
...e agora??

ESPELHO2 (Filosofando):
....Até o dia em que se deparam com alguém como eu, e são obrigados a encarar face a face o disfarce criado por si mesmos.... Um disfarce oculto e obscuro, que foi criado para ser perfeito...

TRINDADE (Perdida, confusa):
...e agora...???

ESPELHO2 (Filosofando):
....Anseiam por coisas banais, ao andarem por ruas onde todas as pessoas são iguais... E carregam suas máscaras, cada dia mais pesadas....

TRINDADE (Perdida, confusa, impaciente):
.....e agora?!?!?!?

ESPELHO2 (Filosofando, exaltando-se):
.... Tristes sois vós, por serem humanos:Bichos que pensam,Bichos que escrevem,Bichos que amam, e, principalmente,Bichos que sofrem por serem apenas homens,Disfarçados de perfeição....

TRINDADE (Perdida, confusa, impaciente, nervosa):
....E agora?????????!!!!!!!!!??????

ESPELHO2 (calmamente, pausadamente):
....E agora que está acordada, nunca conseguirá dormir de novo.

(Espelho2 contorce-se e agacha-se.
Trindade prossegue a andar, até o canto direito do stage)
(silêncio)

TRINDADE:
...E após os deleites tardios, as verdades noturnas. A mentira que eu vivia era muito sincera, muito natural...E agora me deparo com as visões apagadas das verdades que tentei esconder.... Tudo em vão...

ESPELHO3:
B-Deixe-me adivinhar...
...Medo...
A- Orgulho...
Receio...

TRINDADE:
Não, não quero ver mais nada em vocês!

ESPELHO3:
B -Ódio...
A-Rancor...

TRINDADE (aproxima-se do Espelho3 e o chacoalha):
Quieto!

ESPELHO3:
A- Ao menos que esteja interessada nos sete anos de azar...
B- ...tomaria um certo cuidado ao nos tocar, sabe?

TRINDADE (afasta-se um pouco, mas continua irritada):
Quietos! Quietos... Eu não ver mais nada refletido em vocês!

ESPELHO3:
A-É...a verdade dói...
B-Machuca...
A-...Às vezes até mata...
Mas tens certeza?

TRINDADE:
Certeza de que?

ESPELHO3:
A-De que não quer espiar nem um pouquinho dentro de nossos olhos?
B-Oferecemos as mais belas descobertas...

TRINDADE:
Não! Disponho!

ESPELHO3:
A - Tens certeza?
B - Quando você olha nos meus olhos, submerge em uma viagem infinita para dentro de si....
A - Os meus olhos são os seus olhos, e eles se refletem infinitamente.

(Trindade hesita, mas não resiste e olha fixamente para os olhos refletidos no Espelho3. Sorri em um deleite visível, mas contido)

TRINDADE:
....

ESPELHO3:
B- O que vês?

TRINDADE (confusa):
...Mais e mais espelhos, mergulhando-se uns nos outros... Belezas eufóricas refletidas nos seus olhos... O reflexo, do reflexo, do reflexo, do reflexo...

ESPELHO3:
B-São os seus olhos...
...refletindo o universo...
A- ...para dentro de ti...

TRINDADE:
...vertigens...

ESPELHO3:
B- Seus olhos refletem as poesias do mundo...
E borbulham teorias...
A- ...filosofias universais...

TRINDADE:
...verdades... Tantas verdades... Estou sendo engolida...

ESPELHO3:
A- Sentes medo?
B- Humanos normalmente não resistem a verdades...
A- ...não são imunes a elas, sabe?
B- É por isso que preferem se esconder...
A- ...atrás de ilusões.
B- Sentes medo?

TRINDADE (indiferente ao diálogo do Espelho3):
....

ESPELHO3:
A- Parece confusa...

TRINDADE (muito confusa):
Quantos espelhos cabem dentro de uma alma?

ESPELHO3:
B- Talvez tenha enlouquecido...

TRINDADE (mais confusa):Quantas verdades podem ser refletidas ao mesmo tempo,Avessas e avulsas...

ESPELHO3:
A - Não sei... Ela me parece bem lúcida....

TRINDADE: São quase vontades e desejos contrários....Para cada dois centímetros cúbicos de meu espírito
Há uma centena de desejos reversos; Milhões de vontades contrárias.

ESPELHO3:
B - Você gostou dela, hun?

TRINDADE:...Mas a porta escolhida não é a certa!Os caminhos pelos quais nos empurram
São limitações e direções que dizem"Por aqui. Venha por aqui".

ESPELHO3:
A -  você não sabe o que está dizendo...!

TRINDADE (mais calma):
Já é tarde.
E no meio do meu labirinto e de minhas dúvidas,
No meio de minhas diferentes faces e personagens...

ESPELHO3:
B - Estou dizendo que você está apaixonado pelo reflexo da Humana.

TRINDADE (gesticulando):Eu vejo minha face maquiada refletida em minha frente

ESPELHO3:
A - Não tenho que ouvir mais isso! Vou embora!
B - Não, não quero ir!
A - Você não tem escolha. Eu vou!
(Espelho3 contorcer-se e agacha-se.)

TRINDADE (calmamente):
E eu pergunto...
(olha ao redor, se vê sozinha. Ri sarcasticamente, e depois começa a chorar. Anda até o centro do stage. Com loucura, dúvida e paixão, pergunta-se)

TRINDADE:
....Quantos espelhos cabem dentro de uma alma?

(Cortina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário